Escola Secundária/3 de Alfena - VALONGO

Exploração Espacial - Olá!
Podes ver a partir de hoje o nosso calendário de exploração espacial... Não percas! Tem informações fantásticas!
Vê na área "trabalhos" do nosso site!

2006-06-05

Visita à P.J. - Sabiam que este núcleo de estágio organizou recentemente uma visita de estudo para os nossos alunos do 11º ano, à Polícia Judiciária do Porto? Esta actividade tinha como objectivo levar os alunos a compreender a cultura científica como componente integrante da cultura actual.
Uma vez que não foi possível visitarmos os laboratórios de investigação criminal, fomos conduzidos ao auditório das instalações onde nos mostraram os vários campos de acção dos seus investigadores. Foi uma visita muito interessante pois a investigadora que nos recebeu explicou-nos, entre outras coisas, a constituição e as consequências do uso de diversas drogas.

2006-05-08

Alfena na Católica - No passado dia 21 de Abril, alguns alunos da nossa escola efectuaram uma visita à Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica com o intuito de descobrir as múltiplas vertentes da biotecnologia, a partir de experiências divertidas, explicadas por investigadores e professores.
De entre as actividades realizadas salientam-se as seguintes:
- "Descobre o criminoso"
- "Agentes (bio)químicos ajudam a tratar a água"
- "Pasteurizar e embalar"
- "Congelar para embalar"
- "Aromas dos vinhos e a sua origem"
- Etc.

2006-04-21

Seminário - O Grupo Disciplinar de Físico-Química da nossa escola, organizou um seminário intitulado "As Energias do Presente e do Futuro" que foi dinamizado pelo Professor Vitor Leal (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Uma vez que existe um problema crescente que advém do uso abusivo das energias não-renováveis, o objectivo principal do seminário foi sensibilizar a comunidade escolar, para a necessidade de nos reeducarmos procurando recorrer, cada vez mais, às energias renováveis.
A iniciativa, que decorreu no auditório da nossa escola, esteve aberta a alunos e professores e contou com uma grande adesão.

2006-03-31

Dia Aberto de Físico-Química - Olá! No próximo dia 30 de Março estaremos no laboratório de química a promover algumas experiências simples que podes vir ver e também realizar!
Aparece! Contamos contigo!

2006-03-24

Prémio do concurso - Um grupo de 4 alunos da nossa Escola (11º C) criou recentemente um poster alusivo ao tema Oxigénio, com o qual participou num concurso com o mesmo nome, que foi organizado pela Universidade do Porto e pela companhia de teatro Seiva Trupe. O concurso aberto a alunos entre o 8º e o 12º anos, contou com a participação de alunos de várias escolas, tendo o júri, depois de reunido, decidido atribuir o 3º prémio ao nosso poster.
O grupo premiado é constituído pelos alunos David Neves, Helena Costa, Jorge Teixeira e Miguel Vale.
A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no próximo dia 21, pelas 17 h, no Teatro Campo Alegre (Porto).

2006-02-21