Investigação > Teses
Avaliação de Atividades Laboratoriais do Ensino Básico na Perspetiva da Química Verde - tese de mestrado
2014-11-01
Autores:
Ana Daniela Fernandes Freitas Salgado
Orientadores:
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Este trabalho resulta do estudo da verdura das atividades propostas nos projetos escolares, em vigor para o sétimo ano de escolaridade, sob o ponto de vista da Química Verde, mas numa perspetiva muito simples e intuitiva. Foram construídas fichas de fácil consulta para cada atividade avaliada e que fazem parte de um vasto catálogo com as mais diversas atividades.
Foi utilizada a Estrela Verde como instrumento de avaliação da verdura, restringindo os doze Princípios da Química Verde a apenas seis, de forma a adequar esta análise ao nível de complexidade das atividades avaliadas mas igualmente a proporcionar uma ferramenta fácil de construir e de visualizar.
A comparação do diferente grau de preenchimento de cada estrela permite, de uma forma simples e imediata, identificar, num determinado grupo de atividades com um objetivo comum, qual a mais verde e, pela consulta das fichas, verificar quais as substâncias, ou materiais, que devem ser escolhidos, pela sua inocuidade, em detrimento de outros mais perigosos a diferentes níveis.
Houve também uma reflexão sobre os aspetos menos positivos das atividades de onde resultaram algumas sugestões, fáceis de implementar, para a melhoria da verdura das mesmas.