Investigação > Teses
Ferramentas para Avaliação SHE de Atividades Laboratoriais para o Ensino Secundário - tese de mestrado
2015-11-13
Autores:
Ana Isabel Pereira Serra
Orientadores:
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Neste trabalho criu-se uma nova métrica para avaliação SHE representada por triângulos e bandas SHE que pode ser utilizada para avaliar a segurança das atividades laboratoriais atendendo aos perigos das substâncias envolvidas. Esta métrica foi utilizada para avaliar as atividades laboratorias propostas nos novos programas e manuais escolares disponíveis do ensino secundário.
A partir da simples inspeção visual dos triângulos e das bandas SHE elaboradas é possível identificar quais as substâncias que reduzem a segurança das atividades e uma análise mais detalhada da atividade poderá levar à substituição de algumas substâncias ou mesmo a opção por outras atividades com os mesmos objetivos educacionais, tornando assim as atividades mais seguras para os alunos.
As Avaliações SHE, bem como as fichas de avaliação, elaboradas para todas as atividades, estão disponíveis na web sendo por isso acessíveis aos professores. Este facto permite aos professores optar com mais facilidade entre as diferentes propostas dos manuais escolares e, numa fase de planeamento, tornar a sua atividade mais segura, evitando expor os seus alunos a perigos elevados de saúde humana, ambientais ou físicos.