Investigação
M. O. Simões, M. C. F. Magalhães, M. Gabriela T. C. Ribeiro, Gás: ser ou não ser (solúvel) eis a questão!, XVIII Encontro Nacional da SPQ, Univ. Aveiro, Março, 2002, livro de resumos, 80.
2002-03-25
Autores:
M. O. Simões*
M. C. F. Magalhães*
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
REQUIMTE, Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
* Universidade de Aveiro.
Resumo:
O estudo a que reporta esta apresentação envolveu uma pesquisa para explorar as ideias que os alunos que terminam o Ensino Secundário transportam para o Ensino Superior, sobre a solubilidade de gases em água, a solubilidade de líquidos e sólidos em vários solventes para além da água, a sua importância nos processos biológicos, na vida quotidiana e em fenómenos ambientais correntes. Foi também objectivo do estudo compreender como esses alunos explicam as interacções entre as partículas ao nível submicroscópico e alguns aspectos energéticos quando se formam soluções O instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista clínica semi - estruturada, com uma amostra de doze alunos a frequentar o primeiro ano do Ensino Integrado da Universidade de Aveiro e com idades de 17-18 anos O guião da entrevista teve por base seis situações de carácter prático, de índole laboratorial ou ligadas a fenómenos vitais e da vida do quotidiano. Através dele, procurou-se conhecer as representações que os alunos fazem dos conceitos sobre soluções e solubilidade em geral, sobre interacções entre partículas e o modo como fazem a transferência destas representações para a interpretação de situações mais abrangentes ligadas a fenómenos vitais, à vida do quotidiano e ao ambiente. Em algumas das situações usou-se a metodologia POE (Prever – Observar - Explicar). Os outros formatos de apresentação das situações despoletadoras das questões, para além das situações prático - laboratoriais, foram fotografias e imagens em data-show. Duas conclusões importantes emergem deste estudo apesar destes alunos terem concluído um ciclo importante dos seus estudos, que os preparou para o acesso à educação a nível universitário: - mantém muitas concepções, algumas referenciadas em literatura e outras, mormente as que se referem à solubilidade de gases em água e às interacções entre partículas aquando da formação das soluções, emergentes deste estudo e que afectam as suas previsões, observações e explicações dos fenómenos apresentados, bastante afastadas das presentemente aceites como correctas pela comunidade científica - evidenciam uma grande dificuldade em aplicar os conhecimentos que possuem acerca da solubilidade a situações do quotidiano, de fenómenos biológicos e ambientais correntes .
Referências
1. Birk, James P., Kurtz, Martha J., Journal of Chemical Education, vol 76 (1999) nº1, pp124-128.
2. Longden, K.;Black, P., Solomon, J., International Journal of .Science.Education, vol 13 (1991), nº1, pp 59-68.
3. Henderleiter, J. Pringle, D. L, Journal of .Chemical Education, vol 76 (1999),pp 107 Liew, Chong-Wah; Treagust, D. F., Paper presented at the annual meeting of he American Educational Research Association, San Diego, 13-17 April 1998.