Investigação
Fernanda Esteves, Clara Pereira, Alice Costa, M. Gabriela T. C. Ribeiro, Cinética de reacções químicas nos ensinos básico e secundário, utilização de sistemas de aquisição e tratamento de dados, 4º Encontro Nacional da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, Lisboa, 2005, Livro de resumos,103.
2005-10-27
Autores:
Fernanda Esteves
Clara Pereira
Alice Costa
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
REQUIMTE, Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Resumo:
A Cinética Química estuda sistemas cujas propriedades variam no tempo. Esse estudo é inerentemente experimental e envolve a velocidade das reacções químicas, os mecanismos através dos quais elas se processam e os factores que que as influenciam. Os sistemas de aquisição e tratamento de dados (SATD) têm sido usados com sucesso no ensino [1].
Este trabalho teve como objectivos o estudo da cinética de reacções químicas usando SATD e a avaliação da sua adequabilidade ao ensino da química no ensino Secundário.
1. Estudo cinético de reacções químicas usando SATD
Nas reacções químicas estudadas as propriedades que variavam ao longo do tempo correspondiam a evidências experimentais diferentes. Assim, na reacção entre o tiossulfato de sódio e o ácido sulfúrico usou-se um sensor de luz (Griffin) para acompanhar a formação de precipitado, nas reacções entre o magnésio e o ácido clorídrico e entre o alka-seltzer e água usou-se um sensores de posição (Griffin) para acompanhar a formação de um gás, na reacção entre o permanganato de potássio e o ácido oxálico usou-se um colorímetro (sensor Pasco) para acompanhar a variação de cor da solução. Os resultados obtidos no estudo cinético destas reacções, utilizando SATD de uso didáctico, estavam de acordo com resultados obtidos por outros métodos [2].
2. Avaliação da sua adequabilidade ao ensino da química no ensino Secundário
Esta avaliação envolveu dezassete alunos do ensino secundário. A metodologia usada envolveu entrevistas em grupo, observação da actividade dos alunos e questionários. Os resultados indicaram que as actividades propostas eram adequadas favorecendo a aprendizagem dos alunos no tema cinética química, bem como o desenvolvimento de competências na área da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em laboratório.
Referências
[1] L. R. Newton (200) Int. J, Sci. Educ., 22 (12), 1247-1259.
[2] S. J. Formosinho, Fundamentos de Cinética Química, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, setembro de 1983.
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