Investigação
M. Gabriela T. C. Ribeiro, Eunice R. G. O. Rodrigues, Rui A. S. Lapa, Desenvolvimento de um laboratório remoto com aplicação no ensino da química, XXI Encontro Nacional da SPQ, Univ. do Porto, Junho, 2008, livro de resumos, 300.
2008-06-12
Autores:
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Eunice R. G. O. Rodrigues*
Rui A. S. Lapa*
Instituições:
REQUIMTE, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
*REQUIMTE, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto
Resumo:
A evolução que as redes de comunicação têm sofrido nos últimos anos tem vindo a permitir implementar a realização de experimentação remota, o que permite disponibilizar recursos a formandos sem a necessidade de grande investimento em materiais e equipamentos e, em simultâneo, constituir uma ferramenta pedagógica cativante e facilmente adaptável a diversas situações [1].
No sentido de se disponibilizar uma, ferramenta que cumpra esses objectivos desenvolveu-se um laboratório remoto, destinado a execução remota de determinações analíticas, e que em simultâneo permite integrar conceitos químicos e instrumentais.
O laboratório desenvolvido foi organizado em cinco níveis, partindo-se da interligação de dispositivos de laboratório até à gestão de acesso. A estrutura lógica em que se baseou o sistema analítico remotamente operável tem como base uma estratégia de automatização laboratorial robusta, baseada no conceito de Análise por Injecção Sequencial (SIA), e concebida para a realização de um conjunto determinações que podem ser seleccionadas de acordo com o interesse pedagógico.
A gestão do acessos foi implementada de forma que o utilizador remoto possa indicar a hora e o tipo de operação desejada, calculando o sistema o tempo necessário para a sua conclusão, sendo seguidamente redefinido o calendário de disponibilidade. Desta forma, em cada instante apenas um utilizador pode controlar o sistema analítico, podendo todos os outros observar o funcionamento em termos da evolução das variáveis do sistema como aceder à imagem em tempo real.
Agradecimentos: E.R.G.O. Rofrigues agradece à FCT a bolsa de doutoramento (SFRH/BD/23417/2005. Os autores agradecem ao projecto Ciência Viva PVI-0216.
Referências
[1]Jeffrey V. Nickerson, James E. Corter, Sven K. Esche and Constantin Chassapis, Computers & Education, Volume 49, Issue 3, November 2007, Pages 708-725
http://educa.fc.up.pt/ficheiros/projectos/11/documentos_des/41/poster_e_lab.pdf