Investigação
D. J. Neves; M. Martins; P. Gomes; M.G.T.C.Ribeiro, Concentração e Diluição. É mais difícil do que parece!, 2º Simpósio “Ensino das Ciências e da Matemática”, Universidade de Lisboa, 15-17 de Junho, 1998, livro de resumos p.55.
1998-01-01
Autores:
Daniel J. Neves
Mónica Martins
Paulo Gomes
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Resumo:
Este trabalho tem por finalidade identificar dificuldades na compreensão dos conceitos de Concentração e Diluição de soluções. Para tal foi construído como instrumento de análise um inquérito aplicado a amostras de três subsistemas de ensino, alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico do Ensino Secundário e do Ensino Universitário.
No que respeita ao 3º Ciclo do Ensino Básico os resultados indicam que os alunos não apresentam sensibilidade perante a relação antagónica existente entre os termos Diluição e Concentração, apresentando mesmo dificuldades práticas em tarefas que operacionalizam estes conceitos. Por outro lado, consideram que a água é sempre o solvente, resultado este também encontrado nos alunos do Ensino Secundário.
Quando o nível de escolaridade aumenta, a definição de concentração aparece com mais rigor, mas na aplicação do conceito a situações concretas os alunos não demonstram com clareza a relação entre quantidade de substância e volume de solução, que referiam na definição.
Este trabalho coloca-se numa perspectiva de procura de novas estratégias considerando que as dificuldades existentes, sejam elas comportamentais e/ou cognitivas, são um ponto de partida para a reflexão sobre as metodologias educacionais utilizadas.