Investigação
Tânia C. M. Pires, J. Ricardo M. Pinto, M. Gabriela T. C. Ribeiro, Utilização de mindmaps na organização de protocolos experimentais, XVIII Encontro Luso-Galego de Química, Vila Real, 2012, livro de resumos, 210.
2012-11-28
Autores:
Tânia C. M. Pires
Ricardo M. Pinto
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
REQUIMTE, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Nos programas da disciplina de Física e Química A do ensino secundário encara-se o trabalho laboratorial como um meio que ajuda os alunos a realizarem aprendizagens significativas1.
Numa atividade laboratorial (AL) é importante o estabelecimento de ligações entre os objetivos, procedimento experimental, evidências experimentais, fundamentos teóricos envolvidos e conclusões, de modo a permitir uma visão global da mesma.
O objetivo deste trabalho foi a construção de recursos multimédia para servirem de apoio aos professores, na preparação das aulas laboratoriais. Estes recursos podem ainda ser utilizados na discussão das atividades em sala de aula e, se fornecido aos alunos, como recurso de auxílio ao estudo. Os recursos multimédia foram construídos tendo por base a estrutura dos mindmaps2 para proporcionar um visão global da atividade laboratorial, dado que é possível colocar de forma interativa todos os aspetos a considerar. Os recursos foram construídos num software apropriado designado por Mindmanager3, que exporta os objetos para um formato não editável em flash.
Construiu-se um recurso para cada uma das 14 ALs de Química do programa de Física e Química A do 10º e do 11º anos do ensino secundário, a que correspondem 86 experiências. Os recursos estão disponíveis em duas versões: uma otimizada para utilização em quadros interativos, disponível no portal Casa das Ciências; e outra que inclui uma análise da verdura química4-5 das experiências de cada atividade através da métrica global Estrela Verde6, disponível no portal Educa.
Agradecimentos
Trabalho financiado por Casa das Ciências – Portal Gulbenkian para Professores.
Referências
(1) Programas de Física e Química A do ensino secundário, disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=F, acedido em 08/10/2012.
(2)http://www.illumine.co.uk/blog/2010/11/introducing-mind-mapping/, acedido em 08/10/2012.
(3)http://www.mindjet.com/products/mindmanager, acedido em 08/10/2012.
(4) Costa, D.A.; Ribeiro, M.G.T.C.; Machado, A.A.S.C. Bol. S. P. Q. 2009, 115, 41-49.
(5) Costa, D.A.; Ribeiro, M.G.T.C.; Machado, A.A.S.C. Bol. S. P. Q. 2011, 123, 63-72.
(6) Ribeiro, M.G.T.C.; Costa, D.A.; Machado, A.A.S.C. Quím. Nova, 2010, 33, 759-764.
(7)Educa:http://educa.fc.up.pt/experiencias_ciclo.php?ciclo=4, acedido em 08/10/2012.
VER POSTER.pdf