Investigação
Verdura Química de Atividades Laboratoriais - Avaliação de Manuais do Ensino Básico - tese de mestrado
2014-11-01
Autores:
Marta Carina Moreira Pereira
Orientadores:
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Neste trabalho aplicou-se uma métrica holística de verdura – a Estrela Verde (EV) – para avaliar a verdura de atividades laboratoriais propostas em manuais do oitavo ano de escolaridade.
A partir da simples inspeção visual das EV elaboradas é possível detetar alguns aspetos a otimizar para conseguir uma maior verdura em algumas das atividades analisadas, dado que se verifica a existência de alguns problemas quanto à verdura das mesmas. Também é possível avaliar para atividades com o mesmo objetivo qual a que apresenta maior verdura, permitindo uma escolha mais “verde”.
São apresentados alguns aspetos que, de forma simples, poderiam ser alterados para aumentar a verdura das atividades analisadas.
As EV, bem como as fichas de avaliação, elaboradas para todas as atividades, estão disponíveis na web sendo por isso acessíveis a outros professores. Este facto permite aos professores, por um lado, encontrar uma grande panóplia de atividades (já que não existe uma indicação do Ministério da Educação sobre as que se devem realizar) e por outro, escolher as atividades mais verdes e que envolvam substâncias com menores perigos.