Investigação
Aquecimento gobal e degradação da camada de ozono - Ensino e aprendizagem no ensino Secundário
2002-04-30
Autores:
Paula Maria Coelho Pereira França
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Maria João Araújo
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Química para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Foram objectivos deste estudo conhecer ideias de alguns alunos portugueses acerca do Aquecimento Global e da Degradação da Camada do Ozono, e intervir na sala de aula, para promover a aprendizagem relativa a estes fenómenos. O estudo foi dividido em duas fases. Na primeira fase, destinada a conhecer as ideias de alguns alunos portugueses acerca dos fenómenos ambientais acima referidos, a amostra foi constituída por 27 alunos do 12º ano sem frequência da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química, bloco III (onde o tema é abordado), por 22 alunos do 12º ano com frequência dessa disciplina e por 23 alunos do 4º ano da licenciatura em Química / Ramo Educacional. Aplicaram-se a esta amostra dois questionários já utilizados em outros estudos. Os resultados indicaram que os vários grupos estudados apresentavam um conhecimento acerca do Aquecimento Global mais baixo do que acerca da Degradação da Camada do Ozono, um baixo conhecimento das radiações electromagnéticas envolvidas nestes fenómenos ambientais e da sua interacção com a matéria, e um conhecimento genérico acerca destes fenómenos inferior ao que seria de esperar para o nível do 12º ano. Na segunda fase do presente estudo desenvolveu-se uma metodologia para o ensino do Aquecimento Global, do Efeito de Estufa e da Degradação da Camada de Ozono, no âmbito da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química III, do 12º ano, que incluiu a discussão oral de ideias (com recurso à gravação de debates, que permitiu diagnosticar as ideias dos alunos sobre o tema), o trabalho de grupo sob a forma de projecto de trabalho global, e a utilização dos questionários, utilizados na primeira fase como forma de avaliar a metodologia utilizada. Foi possível concluir, genericamente, que as ideias dos alunos antes do estudo do tópico eram semelhantes às apresentadas no estudo desenvolvido na primeira fase e que, com a metodologia adoptada, houve uma aprendizagem significativa após a leccionação do tópico.