Investigação
J.R.M.Pinto, T. C .M.Pires, M.Gabriela.T.C. Ribeiro, A.A.S C. Machado, Recursos web para o ensino da química numa perspetiva verde – Aplicação num contexto de um projecto “Ciência Viva”, II Encontro Internacional da Casa das Ciências, 2014.
2014-07-16
Autores:
J. Ricardo M. Pinto
Tânia C. M. Pires
Sílvia C. D. Almeida
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Adélio A. S. C. Machado *
Instituições:
REQUIMTE, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
*Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta comunicação tem como objetivo apresentar três recursos Web como suporte para promover o ensino da química numa perspetiva da Química Verde (QV) e que foram usados no apoio a um projecto de introdução da QV no ensino secundário (apoiado pelo programa “Escolher Ciência”), a decorrer entre 2013 e 2014.
Pedagogia da Química Verde – Educação para a Sustentabilidade.1 É uma página web dirigida a professores e alunos dos diversos níveis de ensino que tem como objetivo apresentar a QV à comunidade educativa e promover a sua divulgação. Apresentam-se diversas experiências construídas ou optimizadas na postura da Química Verde, com informação de suporte relativa à sua concretização experimental, à verdura química das reacções e processos envolvidos, etc., bem como outros materiais pedagógicos.
Cálculo de Métricas da Avaliação de Verdura de Reações Químicas.2 Esta página, disponível em versão bilingue, consiste numa plataforma que permite calcular diversas métricas da QV: (i) métricas holísticas; (ii) métricas de massa; (iii) métricas de energia; e (iv) métricas de tempo. Estas métricas, ferramentas para avaliação da verdura química de experiências de diferentes tipos (de síntese, de separação (como extrações ou destilações) e de outras experiências mais simples utilizadas em contexto escolar no estudo de diversos temas de química), são calculadas automaticamente a partir dos dados obtidos na realização experimental inseridos pelo utilizador na plataforma.
Catálogo digital de verdura de atividades laboratoriais para o ensino da Química Verde.3 Esta página, disponível em versão bilingue, apresenta a avaliação da verdura química de atividades laboratoriais propostas na literatura (manuais escolares, livros de texto de experiências de Química, artigos de revistas científicas e páginas de universidades). As atividades laboratoriais avaliadas são categorizadas em Sínteses (Orgânicas e Inorgânicas), Separações e Outras experiências e foram avaliadas com a métrica holística Estrela Verde (EV)4, 5 que afere o cumprimento de cada um dos 12 Princípios da Química Verde que se aplicam à experiência em análise. Esta avaliação tem por objetivo apoiar os professores, autores de programas e de manuais escolares na escolha de experiências mais verdes, contribuindo assim para um ensino da química que tenha em conta a Química Verde e permita uma Educação para a Sustentabilidade.
Os recursos web referidos serviram de suporte a um projeto apoiado pelo programa “Escolher Ciência” da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, intitulado Introdução do Ensino da Química Verde, como Suporte da Sustentabilidade, no Ensino Secundário,6 que envolve mais de 1000 estudantes dos 10º, 11º e 12º anos do ensino secundário. Os estudantes realizam experiências do currículo, a microescala, utilizando protocolos experimentais otimizados para a verdura química, e calculam métricas de massa (Factor E, Eficiência de massa da reacção (RME), Intensidade de energia (EI), Intensidade de tempo (TI) e a métrica holística Estrela Verde (EV)).
Referências
1. Pedagogia da Química Verde. http://pedagogiadaquimicaverde.fc.up.pt (acedido em 05/2014).
2. Cálculo de Métricas da Avaliação de Verdura de Reações Químicas. http://educa.fc.up.pt/avaliacaoverdura (acedido em 05/2014).
3. Catálogo digital de verdura de atividades laboratoriais para o ensino da Química Verde. http://educa.fc.up.pt/catalogo (acedido em 05/2014).
4. Ribeiro, M. G. T. C.; Costa, D. A.; Machado, A. A. S. C., “Green Star”: a holistic Green Chemistry metric for evaluation of teaching laboratory experiments. Green Chemistry Letters and Reviews 2010, 3 (2), 149-159.
5. Ribeiro, M. G. T. C.; Costa, D. A.; Machado, A. A. S. C., Uma Métrica Gráfica para Avaliação Holística da Verdura de Reacções Laboratoriais – “Estrela Verde”. Química Nova 2010, 759-764, 759-764.
6. Introdução do Ensino da Química Verde, como Suporte da Sustentabilidade, no Ensino Secundário. http://educa.fc.up.pt/projeto_pagina.php?id_projecto=18 (acedido em 05/2014).
http://www.casadasciencias.org/2encontrointernacional/cp6.php
Apresentação.pdf