Investigação
Adélio A. S. C. Machado, As Potencialidades da Química Verde para o Ensino da Segurança Laboratorial, XVIII ENEQ, Florianópolis, Brasil. Julho, 2016.
2016-07-04
Autores:
Adélio A. S. C. Machado
Instituições:
Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Resumo:
Descreve-se uma análise das potencialidades dos Doze Princípios (Anastas e Werner, 1998) e dos Segundos Doze Princípios (Winterton, 2001) da Química Verde (QV) para suportar o ensino da Segurança Laboratorial (SL). Primeiro, discute-se o contexto atual em que a ocorrência repetida de acidentes laboratoriais graves pressiona uma evolução do ensino e prática da SL para um novo formato, que constituiu a principal força motriz para realizar o presente estudo. Depois, apresenta-se uma análise dos conteúdos de ambos os grupos dos Princípios que são relevantes para a SL, apontando-se o seu alcance, modos de aplicação, etc. Segue-se uma discussão das modalidades adequadas para o uso dos Princípios no ensino da SL, que sugere que os Primeiros Doze podem suportar a introdução do ensino da SL nas escolas secundárias e primeiros anos dos cursos superiores, enquanto o uso dos Segundos é mais problemático, só sendo adequados para os anos mais avançados destes últimos. Em ambos os casos, um objetivo desejável será obter sinergias com um ensino integrado da SL e QV. Lateralmente a análise mostra ainda que este ensino permitirá a inclusão de um exame das limitações dos Princípios, algumas das quais emergiram de uma visualização global dos resultados da análise realizada. A enorme complexidade da química, QV, perigos das substâncias e processos químicos, etc., e as suas implicações na SL são também discutidas brevemente, indicando a urgência de se adotar no ensino da química uma atitude sistémica, em vez da reducionista vigente, para promover a reformatação requerida do ensino e prática da segurança química.
http://www.eneq2016.ufsc.br/index.php/o-evento/programacao-cientifica
SL&QV_PP_vEDUCA.pdf