Investigação
Tânia C. M. Pires M. Gabriela T. C. Ribeiro, Adélio A. S. C. Machado, Introdução do Ensino da Química Verde, como Suporte da Sustentabilidade, no Ensino Secundário, I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Porto, Julho, 2015.
2015-07-08
Autores:
Tânia C. M. Pires
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Adélio A. S. C. Machado *
Instituições:
LAQV/REQUIMTE, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
*Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Introdução do Ensino da Química Verde, como Suporte da Sustentabilidade, no Ensino Secundário
Tânia C. M. Pires1,2*, M. G. T. C. Ribeiro1,2, A. A. S. C. Machado2
1 LAQV/REQUIMTE
2 Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, R. Campo Alegre 687, 4169-007 Porto, Portugal
*taniac.mpires@gmail.com
Nesta comunicação apresenta-se um projeto intitulado por “Introdução da Química Verde, como suporte da sustentabilidade, no ensino secundário” [1], implementado em escolas secundárias do Porto, entre abril/2013 e junho/2014, cujo propósito foi introduzir a Química Verde (QV) no ensino secundário através das atividades laboratoriais de química propostas nos programas. A metodologia seguida implicou uma sessão teórica (45 minutos) de apresentação da QV e seus princípios, seguida de sessões experimentais em que se aplicou os vários princípios da QV na análise da verdura das atividades. Os alunos realizaram as experiências previamente adaptadas para microescala e, quando possível, otimizadas com objetivo de utilizar substâncias menos perigosas. Para avaliar a verdura de cada atividade, os alunos analisaram os perigos das substâncias envolvidas, construíram a métrica holística Estrela Verde [2] e calcularam métricas de massa (rendimento, Eficiência de massa, Economia atómica, Fator E), energia e tempo.
As atividades propostas (duas destilações e quatro sínteses, previstas nos programas) foram realizadas por 1020 alunos de 47 turmas das 12 escolas envolvidas, ao longo de 280 sessões experimentais (45 minutos). O projeto envolveu 306 alunos do 10º (14 turmas), 358 do 11º (15 turmas), 308 do 12º ano (15 turmas) e 48 do ensino profissional (3 turmas).
Os documentos desenvolvidos no âmbito deste projeto estão publicados para utilização futura pelos professores [3] e o website “Pedagogia da Química Verde – Educação para a Sustentabilidade” [4] apresenta mais detalhes acerca da QV e do seu ensino.
Agradecimentos: O trabalho de T.C.M.P. e M.G.T.C.R recebeu apoio financeiro da União Europeia (fundo FEDER através COMPETE) e fundos nacionais (FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia) através do projeto Pest-C/EQB/LA0006/2013.
[1] Introdução do Ensino da Química Verde, como Suporte da Sustentabilidade, no Ensino Secundário. http://educa.fc.up.pt/quimicaverde_projeto_escolas, acedido em 05/2015.
[2] Ribeiro, M. G. T. C.; Costa, D. A.; Machado, A. A. S. C. Green Chem Lett Rev 2010, 3, 149.
[3] Atividades laboratoriais do projeto ciência viva PEC123.http://educa.fc.up.pt/experiencias_seccoes.php?area=+Atividades+laboratoriais+Ci%EAncia+Viva&ciclo=4, acedido em 05/2015.
[4] Pedagogia da Química Verde - Educação para a Sustentabilidade. http://pedagogiadaquimicaverde.fc.up.pt, acedido em 05/2015.