Investigação
Concepções de alunos do 11º ano sobre misturas e processos de dissolução
2002-06-11
Autores:
Anabela Ferreira da Silva Veiga
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Paula Gameiro
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Química para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Este estudo envolveu dez alunos do 11º ano de escolaridade e teve por objectivo identificar os modelos usados pelos alunos para explicar a dissolução em termos sub-microscópicos em diversos contextos e conhecer as opiniões dos alunos acerca dos motivos que os poderão levar a não usar os modelos adequados. Os alunos foram entrevistados individualmente, com base em dez situações de carácter experimental. A maioria dos alunos evidenciou grandes lacunas no domínio da estrutura da matéria e das interacções entre partículas e um elevado número de concepções não adequadas ao nível de ensino que haviam concluído.