Investigação
35. Leila C. A. B. Souza, Carlos A. Marques, Adélio A. S. C. Machado, O Princípio da Precaução No Ensino de Ciências como Possiblidade para a Promoção de Discussões Sociocientíficas, Investigações em Ensino de Ciências, 21, 2, 137-152, 2016
2016-08-01
Autores:
Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza*
Carlos Alberto Marques**
Adélio A. S. C. Machado***
Instituições:
*Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT, Brasil
**Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
***Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal
Resumo:
Avaliar situações de risco e evitar impactos socioambientais oriundos da ciência e da tecnologia é o que
fundamenta as abordagens precaucionárias. A fim de identificar como as produções acadêmicas da área de
ensino de ciências vislumbram o Princípio da Precaução na educação, realizou-se um levantamento
bibliográfico em periódicos brasileiros e internacionais da área. Observa-se a existência de trabalhos que
destacam a importância de tal princípio na formação para a cidadania na educação científica. Entretanto,
poucos são aqueles que aprofundam sobre o tema ou propõem modos de inseri-lo no ensino. Ao considerar
estes aspectos, procuramos evidenciar maneiras de sua aplicação para a tomada de decisão em situações
que apresentam incertezas científicas.
https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/8