Investigação
38. J. Ricardo M.Pinto, M.GabrielaT.C. Ribeiro, Adélio A.S C. Machado, Pedagogia da Segurança Laboratorial - Solventes no Ensino Secundário, Química, Bol. S. P. Q., 146, 175-186, 2017.
2017-08-24
Autores:
J.Ricardo M.Pinto
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Adélio A. S. C. Machado *
Instituições:
LAQV/REQUIMTE, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
*Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Apresenta-se uma análise da segurança dos solventes propostos nas experiências prescritas pelos programas de química do Ensino Secundário, realizada por dois processos: utilização de guias de segurança de solventes publicados por empresas farmacêuticas e uma ferramenta de apresentação gráfica dos perigos das substâncias químicas cuja conceção original se descreve. Esta última, chamada ferramenta SHE, usa as fichas de dados de segurança de produtos químicos (SDS) para recolher informação sobres os seus perigos de segurança física (Safety), para a saúde humana (Human Health) e para o ambiente (Environment), que apresenta em forma gráfica de apreensão visual fácil e imediata. A comparação dos resultados dos dois tipos análise mostra discrepâncias, esperadas em face das dificuldades da avaliação da segurança química, consequência das complexidades da química e dos próprios perigos das substâncias. O estudo revelou que o programa e manuais escolares prescrevem solventes de que uma parte substancial são perigosos ou muito perigosos, aconselhando-se a sua substituição. Apontam-se outras limitações dos programas quanto a segurança laboratorial e necessidade de reformatar o ensino desta para promover uma verdadeira cultura de segurança.
Laboratory Safety Pedagogy - Solvents in Secondary Schools – The safety of the solvents proposed for the laboratory experiments prescribed by the chemistry programs for the secondary education in Portugal was assessed by two procedures: solvent selection guides published by pharmaceutical companies and a new graphic tool for presentation of the hazards of chemical substances presented here. This SHE tool collects data on the three types of hazards (SHE hazards: Physical Safety, Human Health and Environment) from Safety Data Sheets (SDS) for substances and presents them in an easily read graphic shape allowing a global vision of hazards. The comparison of the results of the two assessments shows discrepancies, attributed to the difficulties of evaluating chemical safety due to the complexities of the chemistry and of the hazards of substances themselves. The study showed that the programs and corresponding textbooks prescribe a set of solvents that include a number of dangerous or very dangerous solvents, their replacement being advisable. Further limitations of the programs on laboratory safety are discussed, suggesting a reshaping of safety teaching to promote safety culture.
http://www.spq.pt/magazines/BSPQuimica/681/article/30002101/pdf