Investigação
43. Rita C. C. Duarte, M. Gabriela T. C. Ribeiro, Adélio A. S. C. Machado,O tratamento da Economia Atómica no programa e manuais do ensino secundário, Química, Bol. S. P. Q., 152, 67-78, 2019.
2019-04-01
Autores:
Rita C. C. Duarte
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Adélio A. S. C. Machado *
Instituições:
LAQV/REQUIMTE, Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
*Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Descreve-se uma análise da recente introdução da Química Verde no programa de Física e Química A do ensino secundário (décimo primeiro ano), a qual se focou no tratamento dado ao tema economia atómica no documento programático do Ministério da Educação e nos seis manuais certificados para o ensino da disciplina. Os resultados da análise revelaram que o tema foi introduzido de uma maneira insuficientemente detalhada na proposta de programa, difusa e errónea, ignorando, por exemplo, que o termo economia atómica é usado para designar quer um conceito, quer uma métrica de verdura material, e que a metrificação da verdura material das reações de síntese requer outras métricas. O modo como o tema foi tratado no programa foi provavelmente a causa de diferenças no seu tratamento nos diferentes manuais e de afirmações problemáticas/erróneas que ocorrem na maioria destes. Esta situação mostra a necessidade de esclarecer o assunto, pelo que se inclui um tratamento global do que está em jogo na metrificação do uso da matéria nas reações químicas, bem como um exemplo, muito simples, a síntese do iodeto de estanho(IV), que ajuda à compreensão das componentes da verdura material capturadas por cada métrica.
https://www.spq.pt/magazines/BSPQuimica/687/article/30002187/pdf
VER ARTIGO COMPLETO COM O MATERIAL SUPLEMENTAR .pdf