Investigação
Soluções e operações unitárias no contexto da produção de perfumes - uma experiência de colaboração entre a universidade e uma escola do ensino secundário.
2004-09-29
Autores:
Ana Luísa Soares Maciel de Miranda
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Victor Pereira de Freitas
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Química para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Este estudo pretende contribuir para promover a colaboração entre professores dos ensinos básico e secundário com professores universitários e evidenciar a importância do desenvolvimento de trabalho experimental num contexto do dia-a-dia, motivador para os alunos, na aprendizagem dos conteúdos programáticos propostos no currículo.
O trabalho desta dissertação incidiu sobre duas unidades temáticas: "Operações Unitárias" e "Soluções", tendo-se escolhido como tema a preparação de um perfume.
O estudo desenvolveu-se em duas partes. A Parte A, consistiu num estágio da autora num laboratório de investigação onde se desenvolveram um conjunto de técnicas para a preparação e análise de um perfume. A Parte B, consistiu na transferência deste trabalho para uma situação educacional.
Os resultados sugerem que os alunos consolidaram os seus conhecimentos acerca dos conteúdos tratados. Os resultados sugerem ainda que os professores através da integração em equipas de investigação podem desenvolver competências que lhes permitam propor actividades escolares capazes de contribuir para o desenvolvimento dessas competências nos alunos.
Estes resultados sugerem ainda que seria útil para a prática pedagógica que nas escolas houvesse pelo menos algumas situações ao longo do percurso escolar dos alunos em que estes estivessem em situações deste tipo e que as entidades competentes dessem orientações no sentido de promover a colaboração entre as Universidades e as Escolas dos ensinos Básico e Secundário