Investigação
O professor como investigador - uma experiência de investigação com materiais geossintéticos em estruturas ambientais e desenvolvimento de um projecto no 3ºciclo do Ensino Básico sobre a problemática dos resíduos sólidos urbanos.
2004-12-06
Autores:
Maria Fernanda Andrade Resende
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Paulo Joaquim Ferreira de Almeida
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Química para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Este estudo teve como finalidades desenvolver uma estratégia de ensino que aborde a problemática dos resíduos sólidos urbanos, bem como evidenciar a importância de contextos do quotidiano e do trabalho de projecto na motivação dos alunos. Este estudo pretende ainda contribuir para o estabelecimento de um modelo de desenvolvimento profissional de professores baseado na investigação e na colaboração entre professores e cientistas de forma a melhorar a compreensão, por parte dos professores, de como se faz ciência e como trabalham os cientistas.
O estudo desenvolveu-se em duas partes. Uma primeira parte, em que a professora/investigadora fez um estágio num laboratório de investigação, onde desenvolveu um conjunto de técnicas para analisar a degradação química de um material geossintético. Uma segunda parte que consistiu na transferência deste trabalho para uma situação educacional, no âmbito da área curricular não disciplinar de Área de Projecto.
A implementação da metodologia de ensino incluiu trabalho de grupo sob a forma de projecto, trabalho experimental e elaboração de mapas conceptuais ("mind maps").
Os resultados indicaram que a metodologia adoptada motivou os alunos a aprender. Os resultados indicaram ainda que os professores, através da integração em equipas de investigação, podem desenvolver competências que lhes permitam propor actividades escolares capazes de contribuir para o desenvolvimento dessas competências nos alunos.