Investigação
Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Lousada e o ensino experimental - Tese de mestrado
2006-02-16
Autores:
Francisco Manuel Tomé Queirós
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
Universidade do Minho
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Educação, área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza, da Universidade do Minho.
Este estudo teve por objectivos, no que se refere ao ensino experimental das ciências naturais no 1º ciclo, identificar concelho de Lousada (i) os recursos existentes (humanos, imóveis e materias) (ii) a formação de professores disponibilizada no concelho (iii) os apoios às escolas (iv) as praticas pedagógicas dos professores e (v) as situações de comunicação e divulgação das experiências à comunidade.
A existência de uma realidade concreta no concelho de Lousada, distrito do Porto, onde existiam no 1º ciclo escolas que dispunham de materiais dedicados ao ensino experimental das ciências financiados pelo programa Ciência Viva, a par de de escolas que não dispunham desses recursos, escolas em que os professores tinham participado em acções de formação relacionadas com o ensino experimental das ciências, a par de outras escolas onde os professores não tinham participado nesse tipo de formação e escolas que se tinham envolvido em eventos organizados para a divulgação de práticas pedagógicas de ensino das ciências e outras que não se tinham envolvido nessas iniciativas levou a este estudo.
Neste estudo identificaram-se várias condições que podem promover ou condicionar o ensino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico apresentanado um conjunto de sugestões que podem ajudar na resolução das deficiências detectadas.
http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4916