Investigação
Ensino/aprendizagem da ligação covalente no 10º ano na disciplina de Física e Química - A
2006-05-26
Autores:
Dominique Azevedo Costa
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Aquiles A. Barros
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Química para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
No presente estudo investigou-se a eficácia da utilização de uma estratégia de ensino / aprendizagem, baseada na metodologia de "projecto global# e nos "mind maps", aplicados à leccionação dos conteúdos de Ligação Química, mais concretamente de Ligação Covalente. A estratégia foi desenvolvida na disciplina de Ciências Físico / Químicas numa turma do 10º ano, da Escola EB 2, 3 /S de Baião.
Os resultados mostraram um desenvolvimento conceptual para a maioria dos alunos relativamente aos aspectos abordados: conceito de ligação química, representação de fórmulas de estrutura, identificação do tipo de geometria adoptada pelas moléculas, tipo de ligação, polaridade das ligações e da molécula e parâmetros de ligação.
Os alunos apreciaram a metodologia utilizada, tendo referido o trabalho de grupo e a construção de "mind maps" como sendo os aspectos de que mais gostaram ao longo do trabalho.
O estudo realizado permite concluir que o processo de ensino-aprendizagem, levado a cabo pelo docente se torna mais eficaz quando o mesmo conhece e tem em consideração as ideias dos alunos sobre o tema a leccionar, bem como os resultados de investigações educacionais.
Os resultados de ste estudo apontaram ainda para a consideração dos diversos tipos de ligações químicas (e não só a ligação covalente, conforme consta do programa de 10º ano) e para a importãncia de relevar a interacção eléctrica na caracterização da ligação química.