Investigação
Universidade Júnior - Avaliação das actividades do programa
2007-01-02
Autores:
Paula Cristina Rodrigues Ribeiro
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Aquiles A. Barros
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Química para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Nos últimos anos, têm surgido em Portugal diversas iniciativas que procuram aproximar a ciência da população, dando particular atenção ao público jovem.
Numa estratégia pautada por algum pioneirismo, o Universidade do Porto criou um novo conceito, Universidade Júnior. Proporcionou-se assim a um conjunto de estudantes dos 2º e 3º ciclos de ensino básico e ensino secundário um contacto mais directo com os quotidianos de algumas Faculdades e Instituições pertencentes à Universidade do Porto. Impôs-se, deste modo, a necessidade de avaliar este tipo de iniciativa
Este estudo teve por finalidade a avaliação do programa "Verão em Projecto" da Universidade Júnior na sua primeira edição, no ano de 2005.
A avaliação desta iniciativa foi sustentada em inquéritos dirigidos aos jovens, aos pais dos jovens, aos monitores, aos investigadores responsáveis pelas actividades e aos professores da universidade não envolvidos na iniciativa. Além dos inquéritos foram ainda realizadas observações durante o funcionamento das actividades.
Os resultados deste estudo revelaram que a avaliação global foi muito positiva. Todos os intervenientes manifestaram a sua satisfação geral relativamente à sua participação na Universidade Júnior.
Os jovens manifestaram, claramente, a vontade de futuramente frequentarem a Universidade do Porto, tendo a Universidade Júnior assumido um contributo bastante notável na consolidação desta motivação. Salientaram o agradável ambiente geral vivido, a excelente relação que estabeleceram com os monitores, o interesse das actividades que superaram as expectativas iniciais e que os tinham motivado a aprender mais sobre o tema.
Os Pais dos jovens atribuíram uma classificação muito positiva à participação dos seus filhos na Universidade Júnior. Um elevado número de pais manifestaram o desejo dos seus filhos virem a frequentar a Universidade do Porto e de voltarem a participar na Universidade Júnior no ano seguinte.
Os professores da Universidade do Porto que não estiveram ligados ao desenvolvimento desta iniciativa reconheceram o sucesso da mesma, tendo alguns manifestado a intenção de virem a colaborar em futuras edições da Universidade Júnior.