Investigação
23. Dominique A. Costa, M. Gabriela T. C. Ribeiro, Adélio A. S. C. Machado, Uma Análise SWOT do Contexto CTSS das Atividades Laboratoriais do Ensino Secundário, Química, Bol. S. P. Q., 124, 65-74, 2012.
2012-03-30
Autores:
Dominique A. Costa
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Adélio A. S. C. Machado *
Instituições:
REQUIMTE, Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
*Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Apresenta-se uma metodologia, baseada na análise SWOT, para avaliar atividades laboratoriais com vista a aferir o seu enquadramento na perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Sustentabilidade (CTSS). A ferramenta foi usada na avaliação das atividades laboratoriais propostas nos programas em vigor dos 10º e 11º anos, tendo-se concluído que a adoção de um enquadramento CTSS, como presentemente se impõe para os laboratórios de ensino, exigirá a elaboração e desenho de novas experiências e profundas alterações dos programas atuais.
http://www.spq.pt/magazines/BSPQuimica/654/article/30001725/pdf