Investigação
M. Gabriela T. C. Ribeiro, M.C.F Magalhães, Teorias e práticas para a mudança/inovação/diversidade no ensino das ciências no 1º ciclo do Ensino Básico, 2º Simpósio “Ensino das Ciências e da Matemática”, Lisboa, 1998.
1998-06-15
Autores:
M. Gabriela T. C. Ribeiro
M.C.F Magalhães*
Instituições:
REQUIMTE, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
*Departamento de Química, Universidade de Aveiro.
Resumo:
Nesta comunicação pretendemos apresentar um modelo organizacional que consideramos promover práticas inovadores ao nível dos vários intervenientes no processo de ensino aprendizagem das ciências – alunos e professores.
A interacção entre os vários intervenientes com competências diversificadas (professores universitários e professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico) tem um efeito multiplicador estimulando a necessidade de mais conhecimento.
As interacções homólogas originaram a criação de instrumentos, portfolios de formação, organizadores de informação, utilizados simultaneamente na formação de professores e no desenvolvimento do pensamento científico das crianças. Estes instrumentos estão organizados segundo uma estrutura epistemológica sustentada por perspectivas socio-construtivistas.
Este processo foi estendido a cerca de 700 professores do 1º ciclo e cerca de 6000 alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade, revelando-se um instrumento potenciador de mudança.