EB 2/3 de Canedo - SANTA MARIA DA FEIRA

Descoberto novo sistema planetário - Descoberto novo sistema planetário

É semelhante ao Sistema Solar: tem um planeta na zona habitável e uma cintura de asteróides. Descoberta contou com investigadores portugueses.

Uma equipa europeia de astrónomos, que integra dois investigadores portugueses, descobriu um novo sistema planetário, constituído por três planetas idênticos a Neptuno.

O "tridente de Neptuno" - nome que os investigadores atribuíram ao sistema - terá uma cintura de asteróides que o tornam semelhante ao Sistema Solar. A descoberta é explicada na edição de hoje da revista "Nature".

O novo sistema tem também um terceiro planeta na zona habitável, à semelhança do que acontece no Sistema Solar com a Terra. Uma definição que significa que o planeta se encontra "numa zona intermédia em que a temperatura é idêntica à que temos na Terra", explicou Alexandre Correia, investigador no projecto e docente do Departamento de Física da Universidade de Aveiro. Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Évora, também faz parte da equipa.

Possibilidade "remota" de vida

Os planetas que compõem o sistema, e que realizam órbitas "quase circulares", orbitam a estrela HD69830 ? uma estrela próxima do Sol com cerca de 130 graus centígrados ? e efectuam uma volta completa a cada 197 dias. De acordo com estudos de Alexandre Correia, o sistema é "estável dinamicamente".

O primeiro e segundo planetas serão constituídos maioritariamente por rochas, contudo, o segundo planeta terá também uma extensa atmosfera. Já o terceiro planeta, 18 vezes maior do que a Terra, diferencia-se na composição pela existência de gelo, o que poderia, associado à sua localização (zona habitável) ser um indício de existência de vida. Contudo, de acordo com Alexandre Correia, a possibilidade é remota, pois "a pressão à superfície é de tal ordem elevada que pensa-se não ser possível a existência de água no estado líquido".

No entanto, o investigador não descura a hipótese de existência de vida no planeta: "não é de excluir que este planeta possa ter 'Lua' e, se assim for, já pode ter vida". "Mas actualmente não podemos saber nada. A única coisa que sabemos é que existe um planeta na zona habitável daquele sistema", sublinha o docente da Universidade de Aveiro.

Nos últimos anos, e devido ao desenvolvimento de novas técnicas de procura de planetas extra-solares, para além de se ter descoberto gigantes gasosos como Júpiter (com 318 vezes a massa da Terra), tem-se vindo a encontrar planetas com massa equiparável à de Neptuno (cinco a 20 vezes a massa da Terra).

Esta nova descoberta só foi possível devido à utilização do espectrógrafo «HARPS», o equipamento mais rigoroso actualmente existente para a detecção de planetas, e que está instalado num dos telescópios do ESO (European Southern Observatory), organização à qual Portugal pertence.

2006-06-16

?! Curiosidades da Energia ?! - Sabias que?
1 - ? o Sol fornece a maior parte da ENERGIA que a Terra utiliza?
2 - ?as plantas captam a ENERGIA solar e utilizam-na no seu crescimento?
3 - ?os herbívoros servem-se das plantas que comem para ganhar ENERGIA?
4 - ?o Homem utiliza os alimentos que come para adquirir ENERGIA e que alguma desta ENERGIA é armazenada nos músculos sob a forma de ENERGIA POTENCIAL?

2006-05-12

Trabalho de grupo aumenta sucesso - Um estudo do Instituto da Educação da Universidade de Londres indica que durante os trabalhos de grupo os alunos concentram-se mais no trabalho, progridem mais e têm melhor comportamento. O estudo aponta também para melhorias significativas na aprendizagem da matemática, leitura e ciências.

2006-03-31

Eclipse total e parcial do Sol - Aconteceu no dia 29 de Março de 2006!

Em Portugal, o eclipse foi parcialmente visível, com apenas 30 por cento do Sol a aparecer coberto pela Lua, contudo, em algumas regiões da América do Sul, Ásia e norte de África este foi um eclipse total.

2006-03-29

O Dia do Pi (π) - O Dia do Pi (π)

3,14159265358979323846? Este é apenas o início de um número muito especial com uma infinidade de casas decimais: o número π - a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro.
No dia 14 de Março (data que nos EUA se escreve 3/14), celebrou-se em todo o mundo o Dia do π (3,14.). Esta celebração teve como objectivo promover junto do público em geral o gosto pela matemática, aproveitando o interesse que o π tem suscitado ao longo dos tempos em todas as culturas. O ano de 2006 é muito especial, porque marca o 300º aniversário da aplicação da letra grega π para designar este número, utilizada pela primeira vez em 1706 na publicação "Synopsis Palmariorium Mathesios" de William Jones.

2006-03-14

Visita de Estudo ao Visionarium - 7ºAno - No âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, alguns alunos das turmas de 7ºano realizaram uma visita de estudo ao "Visionarium" - Centro de Ciência do Europarque em Santa Maria da Feira, no 2º Período.

2006-02-08

Feira da Alimentação -

2005-10-17

Curiosidades sobre reciclagem de papel - Acerca da reciclagem do papel de jornal, encontramos a seguinte notícia:

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.

2004-05-19