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Adélio A. S. C. Machado, Mudanças de Paradigmas para Suporte do Desenvolvimento Sustentável pela Química Verde, 51º Congresso Brasileiro de Química, São Luís do Maranhão, Brasil, Outubro, 2011.
2011-10-09
Autores:
Adélio A. S. C. Machado
Instituições:
Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Resumo:
O objectivo genérico da palestra será apresentar e discutir as mudanças de postura no ensino e prática da Química quando se visa a sua implementação industrial de modo a suportar o Desenvolvimento Sustentável, a concretizar no quadro da Química Verde.
Serão abordados, nomeadamente, duas mudanças de paradigma importantes:
1 - Mudança de postura mental dos “Químicos Laboratoratoriais” (ou “Químicos Académicos”) da reducionista para a sistémica, essencial para serem capazes de abordar simultanea- e conjugadamente os diversos aspectos em jogo nas reacções químicas e sua implementação à escala industrial (estequiometria, cinética e catálise, termodinâmica/energética, operações unitárias, economia, etc.) de modo a proporcionar vias de síntese verde que possam ser adequadamente desenvolvidas pelos “Químicos de Processo” (ou “Químicos Industriais”) e Engenheiros Químicos de Desenvolvimento de processo, por meio de desenvolvimento de processo verde, de modo a permitir praticar engenharia química verde na Indústria Química – ou seja, estabelecer uma indústria constituída por processos químicos verdes. A mudança deverá inverter os efeitos da crescente especialização da Química Académica ao longo do século XX, em que esta se separou progressivamente da Química Industrial, o que conduziu a uma Química Laboratorial reducionista, em contraste com a Química Industrial, implementada por sistemas de fabrico industrial, que se manteve naturalmente sistémica (impondo que a postura mental dos Engenheiros Químicos continuasse sistémica).
2 - Mudança de postura societal para exercer o controlo dos problemas ambientais decorrentes da poluição química e produção de resíduos industriais para obter uma resolução eficaz, que consiste na substituição do paradigma do risco pelo paradigma ecológico ou paradigma da sustentabilidade (o paradigma da diluição aceite antes da emersão do ambientalismo será brevemente considerado). A apresentação será dirigida para as limitações do paradigma do risco, a sua ultrapassagem mediante o paradigma ecológico e as barreiras de implementação deste último, sendo sempre focada no ponto de vista da Química.
Estas mudanças requerem alterações no enquadramento do ensino da Química: o ensino que pode ser mais rico se for realizado numa postura Ciência-Tecnologia-Sociedade-Sustentabilidade, STSS (sigla inglesa) ou STS2 (em “estilo” de fórmula química).
http://www.abq.org.br/cbq/2011/index.html
APRESENTAÇÃO.pdf