Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar
O Mestrado de Física e Química em Contexto Escolar pretende aprofundar um vasto conjunto de competências científicas e pedagógicas, através de uma formação complementar nas duas áreas disciplinares, de modo a criar melhores condições para os professores exercerem a sua atividade profissional, preparando-os para os desafios colocados pelos novos programas dos ensinos básico e secundário.
Condições de Acesso: serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar os licenciados em Física ou em Química com habilitação profissional para a docência em Física e/ou em Química. Serão ainda admitidos candidatos titulares de uma habilitação académica superior a que se referem as alíneas a) a c) do nº 1 do artigo 17º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, ou os que reúnam as condições a que se refere a alínea d) do nº 1 do mesmo artigo, desde que possuam habilitação profissional para a docência em Física e/ou Química.
● Ver página do curso aqui
● Aplicação Web para Cálculo de Métricas de Avaliação da Verdura de Reações Químicas em Laboratório - tese concluída
● Optimização da Verdura da Síntese do Acetato de n - Butilo - tese concluída concluída
● Avaliação de Atividades Laboratorias do Ensino Básico na Perspetiva da Química Verde - tese concluída
● Métricas de Avaliação da Química Verde – Aplicação no Ensino Básico - tese concluída
● Verdura Química de Atividades Laboratoriais - Avaliação de Manuais do Ensino Básico - tese concluída
● Ferramentas para Avaliação SHE de Atividades Laboratoriais para o Ensino Secundário
● Sínteses Verdes para o Ensino Secundário - tese concluída
Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Os Mestrados em Ensino organizados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são segundos ciclos profissionalizantes que visam conferir habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário. Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as atuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegurara uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.
Condições de Acesso: serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Ensino da Física e da Química os licenciados em Física ou em Química sem habilitação profissional para a docência, que tenham obtido no quadro da sua formação académica ou em outros ciclos de estudo do ensino superior, pelo menos 50 créditos em Física e 50 créditos em Química, num total de 120 créditos no conjunto das duas áreas disciplinares. Serão ainda admitidos candidatos licenciados sem habilitação profissional para a docência que tenham obtido no quadro da sua formação académica ou em outros ciclos de estudo do ensino superior pelo menos 90 créditos na área da especialidade (Física e Química), de acordo com os números 4, 5 e 6 do Artº 11º do DL 43/2007 de 22 de fevereiro, com um mínimo de 37,5 créditos em Física e 37,5 créditos em Química.
● Ver página do curso aqui
Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências
Condições de Acesso: podem candidatar-se os titulares de licenciatura e mestrado, ou apenas licenciatura se de quatro ou cinco anos, na área das Ciências Exactas ou Naturais ou de Ensino nesta mesma área.
● Ver página do curso aqui
● Métricas de Avaliação da Química Verde – Aplicação no Ensino Secundário - tese concluída
● Síntese Verde no Ensino da Química - tese concluída
● A Biomassa como Matéria - Prima da química Verde no Contexto CTSS - tese em curso
● Avaliação da Utilização dos Solventes na Síntese Laboratorial numa Perspectiva da Química Verde - tese concluída
● Avaliação Multidimensional da Verdura de Vias de Síntese - Aplicação ao Ensino da química - tese em curso
● Avaliação e Otimização da Verdura Química de Sínteses de Complexos - tese de doutoramento em curso
● Publicações
SUBIR