Investigação > Teses
Solubilidade no Ensino Secundário: da experiência à teoria
2001-10-13
Autores:
Maria Otilde Rodrigues Simões Pereira Alves
Orientadores:
Maria Clara F. Magalhães
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
Universidade de Aveiro
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Física e Química da Universidade de Aveiro.
Este estudo teve os seguintes objectivos:
-Identificar as ideias dos alunos sobre soluções e solubilidade, no contexto de situações do laboratório, do quotidiano, ligadas a fenómenos vitais ou a fenómenos ambientais correntes,
-Identificar como os alunos explicam as interacções entre partículas quando se formam soluções.
O estudo envolveu uma amostra de doze alunos a frequentar ao primeiro ano de duas universidades, a universidade de Aveiro e a universidade do Porto. Estes alunos tinham frequentado as disciplinas de Ciências Fisico-Químicas nos 10º e 11º anos e a disciplina de Química no 12º ano. O instrumento para a recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada.
Concluiu-se que os alunos, apesar de conhecerem, de uma forma geral, definições de conceitos e enunciados de leis e teorias, apresentaram grandes dificuldades na utilização desses conceitos e leis para interpretar as situações apresentadas, evidenciando grandes lacunas no domínio da estrutura da matéria e das interacções entre as partículas, bem como um conjunto de concepções não esperadas e não adequadas ao grau de ensino que haviam terminado. Salienta-se que alguns alunos não consideraram a dissolução de alguns gases em água e evidenciaram grande dificuldade na interpretação da solubilidade de sólidos e gases em água.