Investigação > Teses
O professor como investigador - uma experiência de investigação na química ambiental do solo e sua transferibilidade para o Ensino Secundário.
2004-11-30
Autores:
Cecília de Fátima Costa Azevedo
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Joaquim Gomes Esteves da Silva
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Química para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Foram objectivos deste estudo desenvolver profissionalmente a autora com a realização de um trabalho num laboratório de investigação. Bem como contribuir para promover a colaboração entre professores do Ensino Universitário e professores do 3º Ciclo Básico e do Ensino Secundário.
Este estudo pretende, também, desenvolver uma estratégia de ensino na leccionação das temáticas: ?Soluções e Operações Unitárias? que aborde a problemática da Química Ambiental do Solo, de modo a contribuir para o desenvolvimento nos alunos de atitudes de protecção do ambiente, evidenciando a importância de contextos do dia-a-dia na motivação dos alunos, bem como evidenciar a importância do trabalho experimental que permita aos alunos desenvolverem competências de natureza diversa.
O estudo desenvolveu-se em duas partes. A primeira parte que consistiu num estágio da autora num laboratório de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde se estudou a interacção do pesticida, pentaclorofenol, com uma fracção da matéria orgânica dos solos, os ácidos fúlvicos. A segunda parte consistiu na transferência deste trabalho de investigação para uma situação educacional.
Os resultados sugerem que os alunos consolidaram os seus conhecimentos acerca dos conteúdos envolvidos. Os resultados sugerem, ainda, que os professores através da integração em equipas de investigação podem desenvolver competências que lhes permitam propor actividades escolares capazes de contribuir para o desenvolvimento dessas competências nos alunos