Investigação > Teses
Utilização de sensores no 1º ciclo do Ensino Básico - aprendizagem de alunos e desenvolvimento profissional de professores - Tese de mestrado
2004-12-16
Autores:
António Miguel Borges da Silva
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Instituições:
Universidade do Minho
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Educação, área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza, da Universidade do Minho.
Este estudo teve por finalidade avaliar de que modo o envolvimento dos professores num processo de reflexão acerca das suas necessidades de formação pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores e para a aprendizagem e motivação dos alunos. O estabelecimento do equilibrio térmico e os isoladores térmicos foi o contexto escolhido. Foram utilizados sensores de temperatura e sistemas de aquisição e tratamento de dados na realização do trabalho experimental. O estudo realizou-se com professores e alunos de uma escola do 1º ciclo do concelho de valongo. As conclusões apontam para o desenvolvimento profissional dos professores e para a prendizagem dos alunos tendo as actividades experimentais contribuído para o seu desenvolvimento conceptual.
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/924/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O.pdf