Investigação > Teses
Ensino/aprendizagem de cinética química no Ensino Secundário utilizando SATD - uma abordagem para o desenvolvimento de competências investigativas
2007-05-11
Autores:
Fernanda Salgado Esteves
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Eulália Fernanda A. C. Pereira
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Química para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Neste estudo investigou-se o impacto da implementação de uma estratégia baseada na realização de trabalho experimental, de carácter investigativo, no desenvolvimento conceptual dos alunos. O tema abordado foi a Velocidade das Reacções Químicas.
Na estratégia delineada os alunos, trabalhando em grupo, tiveram que planificar e executar um conjunto de actividades experimentais, complementadas por situações de reflexão acerca das evidências experimentais e da sua relação com os conceitos e teorias que as explicam. A estratégia foi implementada no âmbito das actividades da Universidade Júnior da Universidade do Porto, durante o mês de Julho de 2005, com alunos do Ensino Secundário, com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos. Os resultados do estudo indicaram um desenvolvimento conceptual dos alunos relativamente aos conteúdos abordados, designadamente a velocidade de reacções químicas, os factores passíveis de alterar a velocidade de reacção e o seu efeito na velocidade de reacção. Os resultados do estudo põem também em evidência o papel determinante da reflexão, por parte dos alunos, antes, durante e depois da realização de trabalho experimental, para o sucesso da actividade experimental, em termos de aprendizagem.