Investigação > Teses
Ensino/aprendizagem de ácido-base no Ensino Secundário - Um estudo de caso envolvendo sistemas de aquisição e tratamento de dados.
2007-05-28
Autores:
Liliana Conceição Gomes Cruz
Orientadores:
Maria Gabriela T. C. Ribeiro
Alberta Paula Gameiro dos Santos
Instituições:
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Esta tese desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Química para o Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Pretendia-se neste estudo investigar se uma estratégia baseada em actividades laboratoriais desenhadas para promover conflitos conceptuais poderia promover o desenvolvimento conceptual dos alunos acerca do tema Ácido / Base. Através de diversas actividades laboratoriais e utilizando sensores e computadores os alunos mediram o valor de pH de bebidas e produtos do quotidiano, estudaram as variações de pH que ocorrem quando se adiciona uma solução ácida a uma solução básica e vice-versa, realizaram titulações ácido forte - base forte e utilizaram indicadores em solução. Os alunos, estudaram ainda diversos antiácidos e seleccionaram o que consideravam "melhor" atendendo ao que se pretende de um antiácido. Realizaram as experiências, fizeram filmes e fotografias e colocaram os resultados do trabalho numa página da Internet. Planearam "investigações", analisaram dados e formularam conclusões baseadas em resultados experimentais que envolveram cáculos e análise de gráficos. Reflectiram acerca das evidências experimentais e da sua relação com os conceitos e teorias que as explicam.
O tema faz parte dos programas dos ensinos Básico e Secundário. A temática "Ácido-Base" insere-se no programa do 3º ciclo do Ensino Básico. no tema organizador designado de "Sustentabilidade na Terra" e no programa do 11º ano de escolaridade na Unidade 2 - "Da atmosfera ao oceano: Soluções na Terra e para a Terra". O estudo foi desenvolvido em 2005 no ambito do programa "Verão em Projecto" da Universidade Júnior. Este programa é desenvolvido pela Universidade do Porto para que alunos dos ensinos básico e secundário, durante as férias de Verão, tomem contacto com a Universidade do Porto e desenvolvam actividades de forma a ampliar e adquirir novos conhecimentos em diversas áreas do conhecimento.
Para avaliar o desenvolvimento conceptual dos alunos foram usados questionários e entrevistas de grupo.
Os resultados indicaram que as actvidades laboratorias desenvolveram a compreensão dos alunos acerca do tema e desenvolveram nos alunos competências experimentais e investigativas.
Os resultados indicam ainda que a realização de trabalho laboratorial envolvendo Sistemas de Aquisição e Tratamento de Dados é de promover na medida em que os alunos têm um papel mais activo na sua própria aprendizagem e trabalham com uma maior autonomia o que potencia o seu desenvolvimento conceptual. Os resultados apontam ainda para a importância de conhecer as ideias dos alunos e de as ter em consideração, bem como para a necessidade de reforçar a componente laboratorial no ensino da Química.