Ciência e Tecnologia para Todos (Ciência Viva, PII 204, 1998)
O Projeto
Introdução:
Nas sociedades mais desenvolvidas, o ensino da Ciência e da Tecnologia nos níveis básicos da escolaridade tem vindo a ter um papel cada vez mais importante.
A globalização da economia, com o consequente aumento da competitividade, conduziu a um maior ênfase da formação, nomeadamente nestes domínios. Por outro lado, a preponderância que a ciência e a Tecnologia têm assumido ao nível do quotidiano, torna a familiarização com os seus aspetos essenciais indispensáveis ao exercício da cidadania, para o qual deveríamos preparar todas as nossas crianças. Além disso, o aumento da cultura científica da população em geral levará ao aumento da capacidade científica e tecnológica do país, uma vez que os futuros cientistas e tecnólogos passarão a emergir de uma franja mais vasta da população.
É hoje bem conhecido que a faixa etária correspondente ao primeiro ciclo do ensino básico é a mais indicada para despertar nas crianças a curiosidade sobre o mundo que nos rodeia, fomentar o espírito científico e desenvolver a sua capacidade de manipulação. Assim, familiarizar as crianças desde muito cedo com conceitos básicos de Ciência e de Tecnologia é prioritário para assegurar o seu interesse por estas matérias a médio e longo prazo e, consequentemente, o seu sucesso em níveis posteriores de aprendizagem.
Com este projeto pretende-se que, a curto prazo, se pratique o ensino experimental da Ciência em todas as nossas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico. Para cumprir esses objetivos será necessário:
- Formar os professores em exercício;
- Apoiar os professores com materiais e propostas metodológicas adequadas;
- Tornar o ensino experimental da ciência uma rotina nas nossas escolas do 1º ciclo.
Ao nível do primeiro ciclo do Ensino Básico, o ensino da Ciência e da Tecnologia é essencialmente multidisciplinar, sendo muito importante acentuar as relações entre os vários fenómenos no mundo que nos rodeia. Por outro lado, embora os conceitos a introduzir sejam ainda muito simples é crucial que a abordagem seja feita com toda a clareza e rigor científico, adequado ao nível etário dos alunos. Uma abordagem que não considere estes princípios comprometeria seriamente toda a futura aprendizagem da criança, sobretudo na faixa etária a que nos estamos a referir.
Objectivos:
Tendo por finalidade alterar a situação actual das escolas portuguesas do 1º ciclo, no que diz respeito ao ensino experimental das ciências no estudo do meio, num horizonte não muito longínquo, surgem para este projecto os seguintes objectivos:
- Desenvolver as ideias das crianças provocando a sua interação com experiências relevantes, no sentido de as tornar mais científicas, como pré-requisitos facilitadores de aprendizagens futuras, e como forma de tornar o mundo que as rodeia mais inteligível, promovendo a cultura científica e o desenvolvimento de formas de pensar, tendo em conta o método da ciência.
- Tornar a ciência acessível, com aplicação prática à vida real, e gratificante para as crianças, incentivando o interesse e o entusiasmo pela experimentação.
- Desenvolver nos professores confiança para que pratiquem uma metodologia activa e experimental no ensino das ciências, apoiando-os na sala de aula com propostas metodológicas que os ajudem a autonomizarem-se nessa prática (conjuntos experimentais, constituídos por materiais, fichas para as crianças e instruções para professores).
- Fornecer às escolas materiais adequados e propostas metodológicas que ajudem os professores nesta área.
- Propor atividades que não envolvam grandes investimentos, já que o esforço tem que ser grande, se a opção for chegar a todas as escolas do 1ºciclo do país.
- Dar visibilidade à educação em ciência no 1ºciclo do Ensino Básico, através de impacto na comunicação social, para que professores e pais reconheçam a sua importância.
- Envolver um elevado número de alunos e professores e tornar o desenvolvimento de actividades experimentais de ciências numa rotina na sala de aula.
Coordenadora: M. Gabriela T. Cepeda Ribeiro
VOLTAR SUBIR