Projetos
IDP - Integração da Investigação no Desenvolvimento Profissional dos Professores (início em 2000)
O Projeto
Considera-se que o envolvimento de professores de química, pelo menos durante algum tempo da sua vida, em actividades de investigação científica ajuda os professores a melhor compreender como se faz ciência, o que contribuirá para o enriquecimento da sua prática pedagógica.
Pretende-se com este projecto envolver os professores de química em experiências de investigação científica, como uma contribuição para o seu desenvolvimento profissional. Pretende-se um modelo de desenvolvimento profissional de professores de Química que promova a colaboração de professores e investigadores/professores universitários, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
Os professores envolvidos neste processo, por um lado professores e por outro lado investigadores, reflectem sobre o seu processo de desenvolvimento profissional e sobre as implicações desse desenvolvimento profissional na sua prática pedgógica.
Neste processo os professores serão duplamente investigadores, quando desenvolvem o trabalho no laboratório científico e quando transferem o seu trabalho para uma situação pedagógica, avaliando o processo.
O estabelecimento de colaborações entre os professores e investigadores/professores universitários e os processos de auto-avaliação são aspectos chave neste projecto.
Pretende-se ainda:
- Aumentar o entusiasmo pela pela química de professores e alunos.
- Aumentar a compreensão dos alunos e dos professores acerca da investigação científica.
- Ajudar os professores no desenvolvimento de actividades escolares que possam promover o desenvolvimento de competências investigativas nos alunos.
- Ajudar os professores a ganhar confiança no desenvolvimento de práticas inovadoras no ensino da química.
- Aumentar a colaboração entre professores, alunos e investigadores/professores universitários em termos de longo prazo.
- Aumentar a compreensão dos investigadores/professores universitários acerca das práticas escolares.
Coordenadora: M. Gabriela T. Cepeda Ribeiro
Este projecto não foi seleccionado pela FCT para financiamento com o seguinte argumento:
"Sendo a motivação dos jovens para as actividades e carreira científicas um objectivo muito relevante do ensino da ciência, parece realista a pretensão de envolver professores e alunos ao nível do ensino secundário em efectivas actividades de investigação científica. Na verdade a complexidade e especialização que estas actividades alcançaram são impeditivas de um efectivo entrosamento entre ensino e investigação ao nível do ensino secundário."
É interessante consultar o site (RET) que se indica a seguir que apresenta uma experiência do mesmo tipo nos Estados Unidos e que se desenvolve em 33 estados:
http://www.retnetwork.org/