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J.Ricardo M.Pinto, M.GabrielaT.C. Ribeiro, Adélio A.S C. Machado,Redução da perigosidade no laboratório de Química do Ensino Secundário com a Ferramenta SHE, IV Encontro em Ensino e Divulgação das ciências Porto, Julho,2018
2018-07-07
Autores:
J.Ricardo M.Pinto
M. Gabriela T. C. Ribeiro
Adélio A. S. C. Machado *
Instituições:
LAQV/REQUIMTE, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
*Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Resumo:
Os doze princípios da Química Verde (QV), propostos por Anastas & Warner, sugerem que a promoção da segurança laboratorial é imperativa para uma prática da química segundo os objetivos da QV. Embora só o último dos doze princípios (P12 - Química mais segura para a prevenção de acidentes) explicite esta ideia (Anastas & Warner, 1998), também outros princípios remetem à segurança laboratorial por fazerem menção direta à necessária redução do uso de substâncias perigosas, quer pela elevada toxicidade, quer pelas suas propriedades físicas que se revelam problemáticas quanto ao potencial para causar acidentes, por exemplo incêndios, etc. (Machado, 2018). O aumento da segurança por via da redução da perigosidade das substâncias envolvidas nas mais diversas atividades motivou uma atenção crescente sobre os perigos potenciais das substâncias químicas, que podem ser classificados em três tipos: perigos físicos, relativos à segurança física (incêndio, explosão, etc.); perigos para a saúde humana (corrosão de tecidos e órgãos, intoxicações de variados tipos, etc.); e perigos para o ambiente (ecotoxicidades variadas, e perigos de natureza global, como por exemplo as contaminações da atmosferas que provocam a depleção da camada de ozono estratosférico e a intensificação do efeito de estufa). Estes perigos são vulgarmente designados por “perigos SHE”, decorrendo a abreviatura do inglês: Safety, Human Health and Environment (a palavra segurança do S refere-se apenas aos perigos físicos, tendo assim um alcance mais restrito do que no uso genérico que vulgarmente lhe é atribuído). Neste contexto, tem-se observado uma crescente preocupação com o aumento da segurança na prática laboratorial no ensino da química, obtida por diversas vias, por exemplo, uso de substâncias menos perigosas nas experiências e incorporação de aspetos de segurança nos currículos de cursos de química (Bradley, 2011). A mudança de atitude tem-se também refletido através da criação de novos requisitos para as publicações científicas, onde os perigos das substâncias envolvidas nas experiências realizadas têm de ser obrigatoriamente explicitados nos artigos (Elston, 2017).
Nesta comunicação apresenta-se uma ferramenta que atende à necessidade de promover esta mudança de postura face à perigosidade das substâncias químicas, a ferramenta SHE. Esta ferramenta tem como objetivo sumariar graficamente, de forma facilmente apreensível por simples inspeção visual, os perigos SHE de substâncias químicas isoladas ou de conjuntos de substâncias usadas numa atividade laboratorial (Avaliação SHE, Catálogo digital de verdura de atividades laboratoriais para o ensino da Química Verde), num programa, etc.. A ferramenta SHE usa a informação sobre os perigos potenciais intrínsecos das substâncias químicas das respetivas fichas de dados de segurança (SDS), estabelecidas segundo o Sistema Global Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), para a identificação e análise dos perigos dos reagentes no contexto dos laboratórios de química. A ferramenta apresenta num gráfico simples, um conjunto de informações relevantes para obter uma ideia global sobre a perigosidade da substância: as advertências de perigo, os perigos máximos para cada tipo de perigo (S, H e E) e quais as advertências que apresentam perigo elevado. A construção da ferramenta SHE envolve a consulta das SDS das substâncias e a pontuação das advertências de perigo numa escala de três níveis, permitindo aos estudantes contacto com a especificidade de cada uma das advertências de perigo das substâncias durante este processo, que se pretende ser realizado antes da realização de qualquer atividade laboratorial (Construção da Ferramenta SHE, Catálogo digital de verdura de atividades laboratoriais para o ensino da Química Verde). Na Figura 1 apresenta-se exemplos da aplicação da ferramenta SHE para duas substâncias com níveis de perigosidade diferentes, o hexano e o nitrato de sódio, ambas utilizadas em experiências propostas nos programas do ensino secundário.
A ferramenta SHE foi recentemente utilizada para analisar os perigos dos solventes usados nas atividades laboratoriais propostas nos programas de Química do ensino secundário (Pinto, Ribeiro, & Machado, 2017), tendo-se mostrado apropriada para detetar a inclusão de alguns solventes perigosos, que devem ser banidos dos laboratórios de ensino.
Em conclusão, a ferramenta SHE é útil e apropriada para obter, transmitir e facilitar a apreensão rápida de informação sobre a perigosidade potencial das substâncias químicas usadas nos laboratórios de ensino; a implementação da sua fácil construção pelos alunos permite contribuir para a formação destes em segurança (natureza dos perigos variados das substâncias, consulta de SDS, etc.).
Palavras chave: ferramenta SHE; segurança laboratorial; perigos SHE; química verde.
Referências
Avaliação SHE, Catálogo digital de verdura de atividades laboratoriais para o ensino da Química Verde. Acedido em http://educa.fc.up.pt/catalogo/pt/avaliacao/s5.
Anastas, P. T., & Warner, J. C. (1998). Green Chemistry: Theory and Practice: Oxford University Press.
Bradley, S. (2011). Integrating safety into the undergraduate chemistry curriculum. J. Chem. Health Saf., 18(4), 4-10.
Construção da Ferramenta SHE, Catálogo digital de verdura de atividades laboratoriais para o ensino da Química Verde. Acedido em http://educa.fc.up.pt/catalogo/pt/construcao_she.
Elston, H. J. (2017). Pride, but not hubris. J. Chem. Health Saf., 24(2), 1.
Machado, A. A. S. C. (2018). Os princípios da Química Verde e a segurança laboratorial. Química, Bol. S. P. Q., 148, 47-57.
Pinto, J. R. M., Ribeiro, M. G. T. C., & Machado, A. A. S. C. (2017). Pedagogia da Segurança Laboratorial - Solventes no Ensino Secundário. Química, Bol. S. P. Q., 146, 175-186.
IV EEDC_2018_Ferramenta_SHE_JRPinto.pptx