1-Bromobutano

Protocolos avaliados por Rita C. C. Duarte, em 2014 / 08

Realização experimental da síntese

A realização do trabalho experimental relativo à síntese do 1-bromobutano teve por base os protocolos H e I, onde é sugerido um procedimento a micro e outro a macroescala semelhantes. A única diferença reside no facto de ser prescrita a utilização de p-xileno como substância auxiliar apenas no procedimento a microescala (protocolo H). Esta substância tem como função recolher algum produto que fique preso ao cloreto de cálcio anidro aquando da sua secagem. Embora a utilização de p-xileno não seja sugerida no procedimento a macroescala, esta foi realizada no estudo em causa para haver um maior controlo das variáveis em estudo.

A síntese efetuada apresenta um procedimento experimental complexo, com diversos passos. Após a mistura dos reagentes estequiométricos, é realizado um refluxo seguido de uma destilação simples, na qual se poderão separar alguns produtos indesejados como, por exemplo, o hidrogenossulfato de sódio e o ácido sulfúrico. O líquido recolhido na destilação é, então, lavado com água, ácido sulfúrico e hidróxido de sódio por extração líquido-líquido, de modo a ser isolado de outras substâncias (but-1-eno, éter dibutílico e butan-1-ol que não reagiu). Finalmente, o produto é seco com cloreto de cálcio anidro e purificado por destilação simples.

Os protocolos detalhados dos procedimentos a micro e a macroescala da síntese do 1-bromobutano encontram-se online, na página "Pedagogia da Química Verde - Educação para a Sustentabilidade":

http://educa.fc.up.pt/pedagogiadaquimicaverde/index2.html#-29