Biodiesel a partir de óleo alimentar

Protocolos avaliados por Telma M. V. Fernandes, em 2014 / 10

Realização experimental da síntese

A realização do trabalho experimental relativo à síntese do biodiesel teve por base o protocolo C1. A síntese efetuada apresenta um trabalho experimental simples. A mistura de KOH em etanol é agitada, à temperatura ambiente, até à dissolução completa do catalisador (KOH). Após adição do óleo vegetal a mistura reacional é agitada, à temperatura ambiente, durante 30 minutos. Para facilitar a separação de fases (fase mais densa – glicerol e fase menos densa – biodiesel) é adicionada à mistura ácido acético e água. O produto obtido (biodiesel) é separado do glicerol por decantação em funil. Ao biodiesel é adicionado sulfato de magnésio para retirar resíduos de água. O biodiesel é isolado por filtração por sucção.

O protocolo detalhado do procedimento da síntese do biodiesel encontra-se online, na página “Pedagogia da Química Verde – Educação para a Sustentabilidade”.

http://pedagogiadaquimicaverde.fc.up.pt/qv/sinteses.php?id=48

Referências

1.  Guerrero, P. G. Jr. et al. Síntese e Identificação de Biodiesel Etílico em Práticas Experimentais Envolvendo Escolas Participantes do PIBID-Química/UTFPR. Sociedade Brasileira de Química, 35ª Reunião Anual, http://sec.sbq.org.br/cdrom/35ra/resumos/T0023-1.pdf (acedido em 02 - 2014).